Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 15 de julho de 2013

14

As estonteantes aberturas de Guerreiras Mágicas de Rayearth

Guerreiras Mágicas de Rayearth

Quando começou a ser exibido no Brasil, Guerreiras Mágicas de Rayearth fez um bom sucesso entre o público de todos os gêneros, a molecada não sabia que no Japão esta série é considerada Shojo, ou seja, histórias direcionadas para o público feminino, e todos curtiam igualmente a história das três meninas que foram parar em outro mundo para salvá-lo da destruição.



E dá até pra dizer que no Brasil o público deste desenho era maior entre os garotos do que entre as garotas, e foram dois fatores que colaboraram pra isso: O primeiro é que este anime tem vários elementos tipo dos jogos de RPGs que já rolavam nos videogames, as meninas lutavam contra monstros, precisavam conseguir armas mais poderosas para concluir sua missão e essas armas até “subiam de nível”.


O segundo fator foi a história surpreendente. No começo, Rayearth é todo cheio de clichês, e meio bobinho, mas conforme os episódios vão se passando, a história começa a ficar mais tensa, sombria e profunda, e a primeira temporada ainda acaba de maneira surpreendente, daquelas de fazer a cara de todo mundo cair no chão!

Guerreiras Mágicas de Rayearth foi exibida na sessão de desenhos dos sábados de manhã do SBT, entre outros animes como Dragon Ball, Fly e Street Fighter II Victory, e mudou de horário e dia várias vezes.
Essa versão brasileira veio com uma música de abertura própria, completamente diferente da original japonesa. Apesar de muitos otakus xaropes xingarem esta versão, ela na verdade é muito boa, e não destoava em nada da proposta da série. O triste mesmo era ficar com ela na cabeça, e começar a cantar distraidamente no meio dos outros “Nós somos as Guerreiras Mágicas! Mááágicas!”. É, isso queima o filme.

Fora a músic, percebi duas diferenças: A primeira foi a apresentação do Título da Série, que trocaram a animação japonesa por uma gambiarra entre o título em inglês e uma cena com peixes voando. A outra foi que tiraram a cena em que as meninas mudam magicamente de roupa, mostrando suas silhuetas nuas, por uma cena delas conjurando magia.




A música brasileira ficou muito boa e marcante, mas é realmente difícil dizer que ela é melhor do que a que foi usada no Japão. Yuzurenai Negai de Naomi Tamura também caiu super bem na série, mesmo com a voz estridente da cantora.

Eu ouvi tanto essa música uns tempos atrás que hoje eu estou bem enjoado dela, mas juro que quando conheci achei muito legal.




Na segunda temporada de Guerreiras Mágicas de Rayearth a temática mudou completamente. A série já não era mais tão colorida e alegrinha, agora havia um tom melancólico e tenso, fora que grandes dilemas e menções ao homossexualismo começaram a aparecer. Tudo isso se tornaram marcas registradas do Clamp, o grupo de escritoras de mangá que criaram Rayearth e várias outras histórias de sucesso, como Cardcaptor Sakura e X.

A abertura também mudou, e ela é a mais fraquinha de toda a série. Mas apesar da animação dela não ser grande coisa, a música Kirai ni Narenai de Ayumi Nakamura é bem bonitinha, e faz essa abertura valer a pena.




Felizmente mais pro final da temporada, entre os episódios 23 e 29, resolveram trocar a abertura, e chamaram Naomi Tamura para fazer a nova música. Hikari to Kage wo Dakishimeta Mama conseguiu capturar toda a essência do final de Rayearth, além das cenas serem sublimes. Poucas aberturas conseguiram combinar tão perfeitamente todos os elementos deste tipo de produção e por isso, pra mim, esta é a melhor abertura de anime de todos os tempos!



Naomi Tamura
Naomi Tamura
Naomi Tamura já tem uma longa carreira no Japão, e apesar de não ser muito popular nem no seu país, conquistou vários admiradores entre os fãs de anime, não só por conta das duas aberturas de Rayearth que ela fez, mas também pela abertura de outra série, o Get Backers.

Eu acabei gamando no estilo dela e vi que ela tem muitas músicas bacanas também, mesmo fora da linha “trilha sonora para animes”
.
Sobre as Guerreiras Mágicas, este ainda é um dos meus animes preferidos, já assisti ele completo duas vezes, e ainda tinha o cd com a trilha sonora em português, a box com a primeira temporada incompleta (¬¬) e vários cds da Naomi Tamura, que ganhei do meu amorzinho e guardo ainda hoje com todo o carinho.

Por sinal, escrever esta postagem me bateu tanta saudade desta série que já vou colocar na fila para assistir de novo.




14 comentários:

  1. sério que esse passou na época de fly e Dragon ball? pois não lembro mesmo, e até que enfim descobri de onde você tirou uma das personagens do layout rsrs.

    ResponderExcluir
  2. É, agora só falta falar de mais dois, hehe. Então, pelo que eu me lembro sim, só que passava cedo pra caramba! Mas esse aí mudou bastante de horário eu só consegui assistir todos os episódios pegando da internet. SBT devia mudar o nome pra FDP!

    ResponderExcluir
  3. devia ser cedo mesmo, pois lembro muito daquela época que eu assisti fly todo sábado de manhã, creio eu que era a mesma época que você =)

    ResponderExcluir
  4. Tô aqui para confirmar que realmente passava na sessão de animes de sábado de manhã da FDP, ops, SBT, kkkkk. Era o primeiro desenho a passar, seguido de Street Fighter e finalizando com Mega Man. Depois teve as alterações relatadas no post. Amava essa sessão de desenhos, bárbara, mas infelizmente as emissoras abertas dão o doce pras crianças e depois tiram ¬¬ .

    Adorei esse post! Vixi, acho que enchi tanto o saco nos posts anteriores sobre musiquinhas animadas que o Velberan neste tentou e conseguiu agradar tanto os fãs de músicas infantilóides (eu) como os fãs de músicas mais sérias, rsrs. Valeu \0/

    Realmente as Guerreiras são maravilhosas! Amo essa música (nossa, nem sabia que tinha lançado o CD em português, eu querooooo, hehe!). Lembro que eu ficava a semana inteira esperando com expectativa o próximo capítulo e elas penavam muito para conseguir uma nova arma ou evolução. Demorava pra "carai"!

    Abordou homossexualismo? Nossa! Eu era uma criança inocente mesmo, nem percebi, kkk!

    Ninguém me tira da cabeça que o Pikachu foi inspirado no Mocona (era assim que ele se chamava?) (o mascote da série).

    Parabéns, adorei!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou, Julian, e eu realmente curto bastante esta música. Achei esse link que fala mais sobre o cd: http://tinyurl.com/lhlfyy4 Eu tinha comprado ele num cestão de liquidação, acho que hoje está o olho da cara.


    O lance do homossexualismo foi entre o Águia e o Lantis, na segunda temporada, todo mundo achava que a amizade dos dois era meio que carinhosa demais... Só que foi um negócio bem de leve e ficou só na suspeita mesmo, não foi aquela boiolice desenfreada do Cardcaptor Sakura e X (que eu só conheço de fama).


    E você que é fã do Mokona, vai ter uma surpresa bem agradável se ler os mangás, hehe. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Cara, eu nunca tinha ouvido falar desse anime, mesmo assistindo fly e tbm Dragon Ball, e da maneira que você descreveu eu só posso dizer uma coisa: Foi uma pena eu não ter assistido!
    Obs: Irei procurar os episódios, com certeza! AUhUAHuaHuhauhUAhuAHuhAuhAU

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela dica do CD Velberan! Gostei muito das músicas! E esse site contou toda a história do CD, foi legal conhecer. É lamentável como o SBT estragou o sucesso promissor da série.

    E desculpe a ignorância, mas onde que eu posso encontrar os mangás? Agora estou curioso pra saber qual é a parada do Mokona, hehehe!

    Valeu! =D

    ResponderExcluir
  8. Viva, ganhamos mais um fã das Guerreiras! =D

    ResponderExcluir
  9. Aaaaahhh.. eu tinha o VHS qnd era criança, tratava como tesouro, até que minha mãe os vendeu pq segundo ela eu estava grande demais! ¬¬
    eu tenho o mangá completo delas, é um pouco mais violento do q o anime e pans... e puts, até hj sou fã pra carai!! *-----*

    ResponderExcluir
  10. Xii... aí você me pegou, eu li eles em "formato físico", uma editora chegou a publicar no Brasil. Mas não deve ser difícil achar por aí por meios alternativos, hehe.

    ResponderExcluir
  11. Os meus VHS foram roubados pelo meu sobrinho. Foi tenso um barbado brigando com uma criança por causa das fitas e acabei perdendo a disputa =/. Pelo menos a cartelinha de adesivos que vinha com a caixa eu guardei.

    ResponderExcluir
  12. ahhh guerreiras mágicas de rayearth meu primeiro anime
    e é um dos animes favoritos do clamp junto com o nostalgicos card captor sakura

    ResponderExcluir
  13. foi por causa das guerreiras magicas gue eu amo animess foi o primeiro anime gue eu vi na vida da vintade de chora mais eu tenho tudo delas dvd jogo manga animes roupas mochila tudo guardado

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação! =D